Depoimentos de ex-participantes do TPDI - de abril a junho de 2007



Junho de 2007



O curso de TPDI é fundamental para qualquer pessoa que trabalhe com Educação ou EAD. Com o curso você aprende duas vezes, um com o conteúdo a ser estudado e o outro com sua organização. O tutor Regis está de parabéns, sempre bem atencioso e teve o cuidado de deixar tudo bem organizado e simples.

Detley Porto - Analista de Educação a Distância
Universidade Católica de Brasília




O curso é de qualidade, material fornecido muito bom e com temas extremamente importantes para os profissionais que trabalham com educação e desenvolvem materiais didáticos. O tutor se fez presente todos os momentos, interação da turma foi muito boa e construtiva. Todos estão de parabéns!

Nivia Aparecida de Azevedo - Auxiliar Pedagógico - Senai Florianópolis/CTAI




Foi uma grata surpresa fazer este curso! Recomendo a todos, iniciantes (como eu) e profissionais (como muitos com quem tive o prazer de "conviver"). O professor é a grande base do sucesso deste curso.

Carolina Saotome - Publicitária




Achei o curso excelente, a tutoria do Prof. Régis maravilhosa e o curso aplicável em qualquer área do conhecimento.

Pedro Henrique Fernandes Pinto - Técnico de Planejamento, Gestão e Infra- Estrutura em P.I. - INPI




O Desenho Instrucional é uma matéria obrigatória para qualquer profissional responsável pela elaboração de cursos e treinamentos. A natureza multidisciplinar desta tarefa é realmente encantadora e motivante!

Renato J. de Carvalho – Diretor - Soleil Internet Solutions




Um curso que dá subsídios para melhorar a sua atuação profissional e segurança para elaborar um ótimo projeto.

Divina S. Silva – Coordenadora e Profª. Informática Educativa - Colégio Santana




É uma grande oportunidade de construir um projeto passo a passo, com orientação técnica e aprendizagem vivencial. O resultado é uma grata surpresa.

Paula Christina dos Santos - Analista Judiciário - Tribunal Superior Eleitoral




O curso de DI propiciado pela livre docência é bastante profissional, nos leva a conceitos fundamentais para o uso de novas tecnologias nas práticas instrucionais além de contribuir para a satisfação pessoal, pois o resultado final é concreto. Portanto, é fundamental para os educadores, capacitadores e instrutores de um modo geral.

Eduardo Nunes Ferreira – Professor - Fundação Osório




Adorei... Pena que acabou.

Márcia Regina Luz- Auxiliar Pedagógico - Senai Florianópolis/CTAI




União de teoria e prática excelente!

Guacira Ribeiro de Abreu - Coordenadora da Divisão de Ensino a Distância
Escola Superior de Guerra




O curso é ideal para quem quer ter uma noção do que se trata DI, e sua aplicação em diferentes ramos do conhecimento a ser divulgado e adquirido à distância.

Sonia Maria Braga - Diretora Pedagógica
Meimei Escola Montessoriana Ltda.




Achei muito interessante.

Patrícia Kafure - Especialista
Programa Integrado da Reforma da Educação Profissional – PIREP - Moçambique




O curso dá o pontapé inicial para desenvolvermos soluções instrucionais nas diversas áreas de atuação. Excelente para exercício da atividade e levantamento de dúvidas para o correto desenvolvimento de um projeto. Adorei!

Patrícia Trotte – Técnica em P.I. - INPI




Gostei muito do curso, com certeza vou aproveitá-lo na minha vida profissional.

Lívia Godoi - Programadora visual - Red Balloon Curso de Inglês




O desenho instrucional é muito importante para quem trabalha principalmente com treinamento e desenvolvimento de pessoas; Apesar da premência de tempo que muitas vezes nos ocorre, um curso na modalidade on line é bem vindo; nem sempre podemos nos ausentar do ambiente de trabalho, o que acaba por inviabilizar um processo de aperfeiçoamento profissional continuado; O TPDI vem para suprir esta dificuldade.

Luiz Cláudio Freitas – Administrador - INPI




O material didático, o acompanhamento e dedicação do professor são fundamentais para a participação ativa dos alunos e contribuem para a excelência do curso.

Elton P. Junior - Técnico de Planejamento, Gestão e Infra-Estrutura em P.I. - INPI




O curso estimula a construção autônoma do conhecimento ao mesmo tempo em que orienta o aluno na realização das tarefas. Isso o torna, a meu ver, muito proveitoso.

Adriana Spilki - Técnico de Planejamento, Gestão e Infra-Estrutura em P.I. - INPI




O curso TPDI contribui para minha formação como professora tutora e conteudista. A partir do curso pude ter a certeza na adequação de uma teoria de aprendizagem eficaz para o ensino à distância. A partir do curso pude confirmar minhas idéias sobre as articulações necessárias a um bom planejamento: Objetivo Geral, objetivos específicos e o reconhecimento do tipo de aprendizagem correspondente com respectivo conhecimento, habilidades e atitudes. Um outro ponto que se tornou bem claro para mim é que nenhuma avaliação pode ser preparada no final de um processo de aprendizagem. Como planejar, elaborar atividades sem que se tenha em mente o que se quer avaliar? Assim, esse curso foi deveras útil ao meu trabalho na Ead visto que poderei interagir com uma equipe de colegas defendendo com maior segurança meus pontos de vista sobre o processo educativo.

Daucy Monteiro de Souza - Professora/Tutora - Universidade Salgado de Oliveira




Para um neófito em DI deu uma visão adequada - talvez eu particularmente necessitasse de mais tempo para assimilar os novos conceitos.

Mario Tannhauser - Professor Titular Aposentado - FFFCMPA




Para quem conhece um pouco de pedagogia e recursos de informática o proveito é garantido, o modelo utilizado é bem completo para o desenho de uma instrução, posso indicar.

Fabio Luiz da Silva - Analista Judiciário - Superior Tribunal de Justiça




Desenvolvi habilidades para o planejamento de cursos em Ead.

Teresinha Pantoja Henrique - Professora (Aposentada)
Secretaria de Educação do GDF




Eu gostei bastante, porém gostaria de discutir, entender e treinar mais cada parte da construção do projeto.

Luci Maria Vicari - Assessoria em EaD - Fundação Carlos Alberto Vanzolini




Curso de grande valia para o meu aperfeiçoamento profissional.

Anônimo




Muito bom.

Waldelice - Analista Judiciário / Área de Apoio Especializado Psicologia
Superior Tribunal de Justiça




O curso é muito bom, valeu a pena a experiência vivenciada. Muito didático, leva-nos ao atingimento do objetivo ao qual se destina, qual seja, entendermos todo o processo, estabelecendo uma análise inicial do problema existente, finalizando com uma solução adequada.

Tainá Mª Viana S. Bezerra - Técnico Judiciário - Tribunal Superior Eleitoral




O curso é muito bom! Vale a pena fazê-lo! Dificilmente se encontra algo que envolva a parte teórica tão fortemente à parte prática!

Gabriela Macedo Queiroga - Técnico Judiciário - Superior Tribunal de Justiça




Abril de 2007




Excelente oportunidade para os profissionais da área de educação e T&D, mesmo para aqueles que estão focados eminentemente na modalidade presencial, uma vez que a proposta pedagógica do curso amplia nossa visão sobre o uso de recursos educacionais. Todo educador deveria realizá-lo.

Verônica Korilio – Analista de RH - Advocacia-Geral da União




Recomendo o curso de TPDI.

Beth Ziliotto – Gestora de Comunicação – Instituto Monitor




Olá Amigos! O curso DI surgiu em minha vida do inesperado, um amigo me indicou disse que era muito bom e fui conferir! Levei algumas expectativas e curiosidades, surpresa foi a minha ao entrar no ambiente e começar a ler os textos e a teoria. Fiquei encantada, sou pedagoga e já havia estudado diversas linhas de aprendizagem, metodologias e projetos. E sempre sentia que faltava algo na elaboração desses projetos espanto foi o meu que logo que comecei a ler e a construir passo a passo o meu projeto, pude identificar-me muito com o DI. O Tutor conduziu os conceitos e conteúdos de forma consistente e suaves com leituras prazerosas recheadas de exemplos práticos e charges que muitas delas, me propiciaram refletir/reavaliar minha postura de educadora e aprendiz. Enquanto educadora já com minhas linhas e autores preferidos esse curso me faz reavaliar alguns, conceitos. Gostei, muito da sustentação teórica trazida pelo Behaviorismo, a adequação a nossa realidade e cotidiano. Sobre a historia e evolução do DI, achei super interessante. Acredito que fazer DI, é um investimento com retorno garantido.

Mara Cristina Pereira – Educadora - SP




Gostei muito do curso, estou saindo com uma bagagem enorme de conhecimento, para aplicar na empresa onde trabalho. Este curso veio na hora certa, estávamos precisando organizar a forma de instrução na empresa e com certeza supriu as nossas necessidades.

Ione da Silva – Aux. Suporte - Supridatta Teleinformática Ltda.




E um curso introdutório excelente, bastante acessível e fácil de acompanhar. A metodologia de trabalho é ótima, na medida em que apresentada as tarefas mais complexas quando os aprendentes já estão suficientemente motivados e interessados na construção dos seus projetos. A relação entre a componente teórica e a componente pratica está bastante equilibrada. A TPDI não e mais um curso, é um curso que pode contribuir muito para a qualidade da instrução oferecida em muitas áreas de atividade.

Hilaria Matavele - Chefe de Departamento
Universidade Eduardo Mondlane - Moçambique




Gostei muito, pena de não pude seguir todas as tarefas em seu tempo adequado. Tenho certeza de que teria me acrescentado muito mais do que acrescentou.

Alice Damasceno – Tutora em EAD - UNB




O curso em si foi um ótimo exemplo de um excelente trabalho de TPDI.

Filipe Rodrigues Pereira - Analista de Sistemas - Instituto Adventista de Ensino




Uma excelente oportunidade de exercitar atividades de planejamento de projetos educacionais e o uso de um ambiente on-line de aprendizado.

Marco Antonio Siqueira Cardoso – Consultor - Human Power Change Management




O curso é muito bom, pena que eu não tive como me dedicar como gostaria.

Fabiane Souza – Webdesigner – Poliedro Informática




O curso é excelente, interativo, dinâmico e contribui e muito para a formação do profissional que precisa desenvolver o planejamento de cursos na modalidade à distância. O material didático é simples e pertinente. A estratégia de aprendizagem a partir da criação de projetos produz resultados satisfatórios na busca da capacitação dos profissionais em DI.

Ana Cláudia – Chefia - Exército Brasileiro




O curso é ótimo, o material didático muito bom, a estratégia de ensino perfeita para essa modalidade de ensino e o atendimento ao aluno impecável.

Gilse Falkembach – Professora - ULBRA-SMaria




O curso de TPDI é muito rico em seu conteúdo e percebi que, apesar de se tratar de um curso a distância o professor Régis é muito “presente”. Na minha opinião esse é um fator muito importante em um curso a distância, pois motiva o aluno a participar. Gostei muito da forma que o conteúdo foi abordado, houve uma seqüência lógica facilitando a aprendizagem do conteúdo. Parabéns professor Régis, a livre docência ficou como um referencial nesta área pra mim.

Lizziane Martins Lima – Técnica em Assuntos Educacionais
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação




Adorei ter participado do curso, aprendi bastante, só fico um pouco triste de não ter participado e interagido mais. Aprendi muito sobre "Desing Instrucional" e espero poder fazer uso de todas as orientações que assimilei quanto a interação entre tutor e aluno nos cursos que ministro. Deixo aqui uma mensagem especial, infelizmente não sei a autoria: "Ninguém é tão grande, que não possa aprender... E nem tão pequeno, que não possa ensinar".

Priscila Monte Alegre Martins - Analista de Software Junior
Instituto de Pesquisas Eldorado




É um curso necessário para todos os que trabalham na área da educação ou na capacitação de recursos humanos nas modalidades presenciais e a distância. Amplia nossa percepção no sentido de saber encontrar a melhor solução para um problema instrucional. Além do mais em termos de tutoria é excelência pura!

Marta Melo de Oliveira – Professora Universitária
Universidade Católica de Goiás




Este curso dá uma visão ampla das questões envolvidas com o design instrucional, esclarecendo as atividades do designer, as teorias envolvidas e um método sistêmico de tomada de decisões nas várias etapas de desenvolvimento de um projeto instrucional. Apresenta claramente as bases de conhecimento para que os alunos possam desenvolver seus trabalhos ou aprofundar em pesquisas nas suas áreas de interesse particular, relacionadas ao ensino aprendizagem.

Claudia Mara Scudelari de Macedo – Professora - PUC-PR




O curso foi “muito” nutritivo uma vez que veio a contemplar uma necessidade que tínhamos, temos de desenvolver vários módulos de treinamento nos moldes proposto pelo TPDI. Serviu de balizamento para a proposta que elaboramos para o nosso projeto institucional em andamento para implementação ainda este ano.

Valdir Ferreira de Souza - Analista de Software Pleno
Instituto de Pesquisas Eldorado




Curso muito bom, mas tudo depende do interesse do aluno, não adianta a instituição e o professor se empenharem se o aluno não acompanhar.

Anônimo




O curso atendeu aos meus objetivos quanto ao entendimento do contexto do design instrucional. A elaboração de uma solução, com o devido acompanhamento do tutor, foi um dos pontos fortes do curso.

Margot Bárcia – Roteirista – CEDERJ




Fevereiro de 2007




Saber de ouvir falar ou de ler é uma rotina tediosa e cotidiana, aprender descobrindo e compartilhando é uma aventura extraordinária. O curso de TPDI é um daqueles cursos que nos traz a sensação de descoberta. É bem estruturado e permite que o aprendiz escolha a profundidade que quer atingir, pode ser um observador ou pode ser um participante dedicado. O que tem de mais especial é a qualidade da participação do professor cuja postura estimulante e esclarecedora, provoca e apóia o envolvimento dos participantes. Excelente!

Maria Helena Indig Lindgren Barros – Coordenadora - Faculdade do Meio Ambiente e Tecnologia de Negócios




O curso é muito bom, para quem quer fazer da sua atividade um fazer significativo.

Joaquim Maia de Lima – Professor - Universidade Federal do Pará




Adorei a oportunidade de participar do curso. Os textos e os exemplos utilizados são de fácil compreensão, facilitando o aprendizado autônomo. O curso favorece o entendimento das etapas do Desenho Instrucional na elaboração de projetos e ainda podemos aprender acompanhando os projetos dos colegas, seus sucessos e suas dificuldades.

Alexandra Cristina Moreira Caetano - Profissional autônomo




Ótimo curso! Prático e com um excelente acompanhamento do Tutor. Recomendo!

Beatriz Gobbi – Coordenação Pedagógica - FAVENI




Achei muito bom.

Alexandre de Almeida - Coordenador Centro de Informação - Strong Consultoria Educacional




Com certeza, todo o educador deveria ter acesso a este curso. É enriquecedor e de grande utilidade para quem quer ter uma visão nova de como conceber, planejar e implementar um projeto na área da educação acadêmica ou educação corporativa.

Sergio de Jesus - Assessor Técnico III - SENAC




Iniciei o curso, sem ao menos ter conversado com outras pessoas sobre DI, por desconhecer o assunto. Claro que quando fiz minha inscrição, procurei informações a respeito. Hoje, saio deste curso já pensando em atuar no DI, foi algo que me conquistou mesmo. E a participação do Régis nesse processo foi fundamental para que eu me sentisse mais motivada ainda a atuar na área.

Carolina Prado Cardeal - Professora




O curso adequa teoria e prática, nos levando à construção de um projeto com aplicação concreta.

Luciana Mendes - Assessora Pedagógica - Senado Federal




Excelente. Fácil de assimilar, conteúdo bom e feedback rápido.

Michele Kasten - Coordenadora e Tutora - Learn-Way




O curso TPDI é excelente. Depois de passar por essa instrução dificilmente consegue-se pensar em processo de aprendizagem sem DI. O nível de exigência de planejamento eleva-se consideravelmente. A segurança nas tomadas de decisão é potencializada. A certeza de fazer bem feito multiplica-se. É um curso essencial.

Aélerson Machado – Professor - Colégio Nacional




Um curso que nos faz entender melhor o campo de atuação de um Designer Instrucional, e também como é necessário planejarmos o curso para que o tutor tenha as ferramentas e atividades para desenvolver e avaliar o conteúdo já previstos e cuidadosamente organizados antes de dar a primeira aula.

Luís César Lopes Zeredo - Assessor Sênior – Banco do Brasil




O Curso de TPDI, apesar de ser de curta duração, consegue atingir os objetivos que se propõem além de unir teoria e prática de forma bastante eficiente! A proposta da construção do projeto em etapas/ semanas também é excelente, pois ao final do curso só precisamos fazer algumas adaptações.

Viviane Rocha – Estudante de Pós-Graduação - UCAM




É um curso que permite a todos os educadores pensarem no óbvio esquecido da educação: o importa não é o que se vai ensinar, mas sim o que o aluno precisa aprender. O foco é o aluno, a necessidade de aprendizagem. Ao trabalhar objetivos de maneira mais detalhada, torna-se possível realmente desenvolver materiais e abordagens instrucionais mais eficazes.

Hélio Büllau – Professor - Universidade de Passo Fundo




Válido.

Sonia Véras - Coordenadora Pedagógica - Faculdade Michelangelo




Excelente!

Anônimo

Última atualização: sábado, 3 jan 2015, 11:31