Depoimentos de ex-participantes do TPDI - de 2004 a 2005





Adorei, aproveitei e recomendo!! O curso é excelente, de alto nível, cumprindo o objetivo que se propõe. Vale a pena!!

Stella Maria Maffra - Professora e tutora-coordenadora

Colégio Cândido Mendes e CEDERJ




O curso apresenta uma técnica poderosa na solução de problemas instrucionais e o formato prático com que ele se desenvolve permite um bom aprendizado dessa técnica.

Kátia Calligaris Rodrigues - Professora - Centro Universitário Nove de Julho




O curso é muito bom.

Bem estruturado, com material de ótima qualidade e uma ótima orientação. A visão de aplicabilidade que se tem da teoria ajuda muito na assimilação do conteúdo estudado, permitindo uma constante re-significação.

Enfim, é um curso que recomendo.

Jorge Luís Costa - Coordenador do Núcleo de Ensino a Distância
Fundação de Ensino Superior de Passos




Este curso de Design Instrucional é um curso bem diferente dos outros cursos de formação. É muito difícil encontrar um instrutor que realmente faça os alunos colocarem a mão na massa e produzirem um trabalho prático. A maioria dos cursos fica só no foco de teoria, sem levar o conteúdo para a realidade dos alunos.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção neste curso foi a forma como ele foi elaborado e a forma como o instrutor trabalhou com os alunos. Foi uma visão prática de toda a teoria que a gente lê nos livros de EAD. Com este curso é possível ver a teoria acontecendo com a gente.

Vale muuuuuuito à pena investir e aprender com este curso. Obrigada a todos,

Andrea Toledo Osanai - Coordenadora de Ensino a Distância - INFRAERO




O curso de TPDI é muito positivo para quem precisa de ferramentas para estruturar projetos de aprendizagem. Ele oferece informações teóricas e práticas de grande valor para o entendimento geral do ensino-aprendizagem, abordando questões de contexto, público-alvo, objetivos, tipos de aprendizagem, etc...

Ana Karina - Assistente de Recursos Humanos - Dobra




Registro aqui o grande prazer que senti em dedicar-me a este curso, pela consistência dos conteúdos, da metodologia adotada e pela orientação segura, eficaz e extremamente motivadora do prof. Régis.

Dediquei todo meu tempo disponível ao estudo e execução das tarefas propostas, e sempre senti muito entusiasmo em fazê-lo, pela consciência de estar aprendendo e aproveitando integralmente cada minuto dedicado ao TPDI.

Antes de iniciar o curso, não tinha noção sobre o DI e agora, ao terminar, posso dizer que adquiri uma visão inicial sobre planejamento de aprendizagem e que estou muito interessada em dar continuidade a este aprendizado.

Finalizando, desejo expressar minha admiração e agradecimento ao professor Régis, o grande responsável pelo sucesso do curso, por sua competência e dedicação sem limites e pela extrema sensibilidade que sempre demonstrou no contato com todos os alunos.

Maria Helena V. Lemmi - Coordenadora de Artes Plásticas - FASM - SP




Adorei o curso TPDI, em especial o nosso tutor! Ele não foi um “objeto de decoração” como em muitos cursos online disponíveis por aí. Valeu Régis, sua presença real no ambiente virtual fez muita diferença.

Alexandre Kassis - Coordenador e Professor - Cia Zen Núcleo de Práticas Orientais




Muito bom, perto da minha expectativa e de uma experiência em curso via EAD mal sucedida, este curso me fez ver que o DI é uma ferramenta essencial para auxiliar nos projetos educacionais.

Roberto Candido - Professor - UNIP




O TPDI é um curso que todo profissional que deseja trabalha com ensino à distância tem que fazer.

Otávio Almeida Mota de Souza - Coordenação de Ensino A Distância
Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia




Aparentemente o curso trata de “coisas sabidas”. Esta situação vai se transformando à medida que se aprofundam os textos. Sua maior qualidade reside na proposta de construção de seu próprio curso, o que vai tornando real o conteúdo teórico, acompanhada de maneira profundamente amiga e colaborativa pelo professor. O término confirma a sensação de termos rendido e podido com a teoria chegar ao produto final. Parabéns!

Mirian Garfinkel - Professora - UNESA




Este curso com certeza veio agregar valores não só no âmbito profissional como facilitar nosso cotidiano. Fazendo com que tarefas complexas sejam facilmente absorvidas e desenvolvidas, com isso, melhorando o desempenho dos executores.

Mauro Silva - Designer Gráfico no Núcleo de Ensino a Distância

Escola de Guerra Naval




O curso TPDI ajuda o designer a ver o projeto, analisar as incoerências do trabalho, aprendemos muito com este curso.

Ilma Rodrigues de Souza Fausto - Bolsista - CEULJI




Não tenho muito a dizer, a não ser que gostei do curso e vou recomendá-lo.

José Manuel da Silva - Supervisor de Tecnologia Educacional
IBEU - Instituto Brasil-Estados Unidos




Como coloquei no meu envio do projeto ao fórum, foi muito bom para mim, pois será de grande aplicabilidade o curso nas minhas consultorias, inclusive me ajudou muito no projeto que estou trabalhando atualmente, me dando oportunidade de destacar com conhecimentos adquiridos a melhor montagem das etapas e de como melhor executá-lo.

Ilo Ribeiro - Consultor Técnico - TI - IBA - Instituto Brasileiro de Administração




Certamente indicaria a outros colegas. Considerei a tutoria do professor muito boa: sempre presente e com uma comunicação clara e incentivadora, observada não só com relação a mim como com os demais colegas.

Denise Melo - Professora de graduação e pedagoga

Núcleo de Educação a Distância - Universidade Veiga de Almeida




Curso satisfatório para quem busca aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos do design instrucional. O professor-tutor ajuda bastante com seu feedback diário.

Claudine Schons - Professora - Portal Aprenda Espanhol




O TPDI é um curso para empreendedores da educação, para aqueles que anseiam por exercitar sua capacidade de realizar.

Antonio José Silva Passos - Analista de Informática - Banco do Brasil




Muito bom mesmo..., eu indico o curso para todos aqueles que estão envolvidos com educação de modo geral, em sala de aula ou ensino a distância e treinamento de pessoas.

Juarez Nogueira dos Santos Netto - Professor - FERP-FGB




O curso é excelente, pois não visa somente a informação e transmissão de conteúdos. Apesar de termos alguns conhecimentos iniciais sobre o DI e suas aplicações, podemos ver na prática como ele funciona (através dos exemplos reais oferecidos em cada parte da instrução), e principalmente podemos por a “mão na massa” ao desenvolvermos o nosso próprio projeto instrucional. O acompanhamento e apoio do tutor durante todo o processo foi essencial para a aprendizagem.

Cíntia Regina Lacerda Rabello - Professora - IBEU




Gostei muito mesmo. Pena que não pude fazê-lo a contento. Com o material disponibilizado agora cabe a mim dedicar-me e completar as etapas que perdi.

Regina C. Cortellini - Profissional autônoma




O curso realizado contribuiu muito para o desempenho das minhas atividades profissionais. A maneira prática, clara e segura com que os assuntos foram transmitidos, com certeza será um marco na hora de elaborar atividades afins.

Luiz Cláudio Medeiros Biagiotti - Diretoria de Ensino da Marinha




O curso atingiu plenamente os meus objetivos. Esse foi o meu 1° contato com o design instrucional e consegui acompanhar sem problemas. Fiquei bastante motivada para procurar novos cursos nessa área. Parabéns pelo trabalho!

Rosana Coldibelli Meira - Coordenadora de E-learning - Amadeus Brasil




Achei o curso muito bom, contudo termino com a vontade de aprofundar mais algumas questões, por isso gostaria de indicações de cursos onde eu pudesse complementar o que aprendi.

Ana Cristina Rocha Barbosa de Lima - Pedagoga - INFRAERO




Achei excelente. A proposta do TPDI em aplicarmos as soluções aprendidas ao nosso projeto instrucional, propicia um grande aprendizado, pois vivenciamos na pratica o que esta sendo ensinado. O tutor (Régis) está sempre pronto para atender, tirando todas as duvidas, indicando e sugerindo o melhor caminho a seguir. Sem duvidas é um curso que vale a pena fazer.

Fernanda Pagani Tessinari - Assistente técnica - SENAI-ES




O curso de TPDI realizado pela Livre Docência é bem estruturado, com textos claros e exemplos de nossa vivencia o que facilita nosso entendimento. O professor Régis dispõe de grande conhecimento e experiência o que faz de suas considerações e observações fator primordial para nossa aprendizagem.

Paula Frassinete Paulino da Silva - Multiplicadora e Assessora Pedagógica de NTE
Secretaria de Educação - PE




No início, por não conhecer DI, eu achava que não iria conseguir acompanhar o curso e me adaptar com o moodle. No entanto, desde o meu primeiro contato com o ambiente e o assunto, eu me apaixonei. A experiência de elaborar um projeto instrucional foi excepcional e me fez crescer muito intelectualmente e profissionalmente. Dizem que, quando uma pessoa passa pela instrução, ela não pode sair da mesma forma que ingressou, mas, sim, tem de sair uma pessoa diferente. E é assim que me sinto após o curso de TPDI.

Maria Carolina Piloto Moraes - Professora - Centro Universitário de Maringá




Achei fantástico o curso de TPDI, a metodologia utilizada é excelente! Aprendi muito e com certeza conseguirei colocar em prática o que aprendi. Agradeço ao Régis por toda dedicação e compreensão!

Ailen Delazari Dell'Areti - Coordenadora Educacional - Estudar E-Learning




O curso é muito bom em todos os sentidos. É curto, é rápido, é bem estruturado, vai direto ao ponto, e equilibra bem a teoria com a prática. É uma experiência de aprendizagem útil tanto para neófitos em design instrucional quanto para quem já tem alguma experiência.

Wagner Destro - Designer Instrucional - Interface.




Sou escritora e ex-professora. Estou começando a desenvolver um projeto de produção de materiais didáticos, mas estava há muito tempo afastada da atividade de planejamento. Apostei em uma seleção feita a partir de pesquisa na Web, e fiquei plenamente satisfeita: o TPDI mostrou ter sido a escolha certa para mim. O curso foi eficiente em oferecer conteúdo, conhecimento organizado sobre uma forma prática e eficaz de planejar instruções; em proporcionar a oportunidade de praticar esse novo conhecimento, no desenvolvimento de um projeto; e em garantir a interação entre alunos e entre aluno e professor, com uma troca de experiências bastante enriquecedora. Logo ao terminar o curso, já era capaz de aplicar as novas habilidades a projetos “da vida real”.

Eneida Duarte Gaspar - Escritora direcionada para cultura popular brasileira e afins




Embora a principio eu tenha me inscrito no curso pensando em utilizar o DI para desenvolver cursos de EAD e híbridos, vejo que posso utilizar o que aprendi aqui também em aulas presenciais e em qualquer outro curso que venha a desenvolver. O TPDI promete e realmente cumpre ao unir teoria e prática de maneira eficiente e muito bem dosada. Um diferencial importante é a presença constante e atenta do tutor sempre procurando promover a reflexão para o enriquecimento da prática de cada aluno. Além de tudo isso, o TPDI propicia o contato com profissionais de todo o país e das mais variadas áreas. Gostei muito!

Vera Silva dos Santos - Coordenadora de formação continuada de docentes na área de idiomas - SENAC-SP




Gostei muito da metodologia e do grupo. Achei tudo bem na medida certa de tamanho e profundidade. Acho que o grupo foi surpreendentemente bem constituído contribuindo com bons exemplos e modelos, inclusive, até além do que estava sendo pesquisado. Muito proveitoso.

Pretendo usar as metodologias em meu dia-a-dia e na construção de treinamentos aqui no Banco do Brasil. A tutoria também foi muito hábil para conduzir os comentários e instruções.

George Leal Schafflor Mello - Analista - Banco do Brasil




O curso TPDI me incentivou a buscar mais conhecimentos na área de planejamento educacional.

Juliana Oliveira Silva de Almeida Moraes - Analista - Banco do Brasil




Muito interessante! O conteúdo apresentado é bem objetivo, de fácil compreensão e de muita utilidade prática - inclusive como metodologia base para a realização de muitos trabalhos, não só instrucionais. Ao contrário de muitos cursos cheios de leituras, no tpdi há mais prática do que teoria, o que permite maior aprendizagem e consolidação das informações. É um curso de grande valor prático e produtivo.

Fernanda Mofati Lanhas - Gerente - Tecnicom Comunicação e Marketing




O curso é muito bom. Ele instrumentaliza de maneira simples os aprendizes para analisar e solucionar problemas de aprendizagem.

Daniel Garcia - Analista - Banco do Brasil




Este curso foi uma ótima iniciação no DI. A estrutura do curso permitiu um aproveitamento máximo das ferramentas de interatividade durante a construção do projeto. Acredito que este foi o ponto alto deste curso. Um outro aspecto interessante é realizar um curso prático sobre um tema que poderia ser abordado somente de uma forma teórica. Isto deixou-o mais leve e empolgante.

Ana Mauriceia Castellani - Professora - Cesumar




É um curso proveitoso. O professor é preciso em seus apontamentos, o que revela a objetividade do curso. Quem quiser entender o DI, é aconselhável que faça o curso. A parte prática é extremamente valiosa e deixa o curso completo.

Adelson Afonso da Silva França - Analista de funções de suporte - SERPRO




É um ótimo curso. Apresenta uma outra visão de planejamento instrucional.

Zileide Ascenso Ribeiro Nogueira - Analista do Banco - Brasil




O curso é bastante instrutivo, como a própria proposta submete. Os conceitos são muito bem explanados, a interação do professor com os alunos flui muito bem e a elaboração do projeto individual é um ótimo exercício prático.

Patricia Magrini de Souza - Trainee de Comunicação - CARE Internacional Brasil




O curso é excelente, o material fornecido muito bom e o professor sempre atento em responder às dúvidas dos alunos, explicando todas as etapas do curso, e sempre motivando aqueles que como eu estavam atrasados com as tarefas. Parabéns!!!

Além disso, para mim foi muito importante, pois me forneceu a teoria que estava faltando para colocar em prática os trabalhos que estou realizando. O curso me forneceu a base que precisava e me deu a possibilidade de planejar um projeto, que futuramente posso aplicar na instituição em que trabalho. Obrigada pelo aprendizado e atenção! Continuem assim!!!

Vanessa Maria Barbosa – Redatora
Departamento de Ensino e Pesquisa do Exército




Neste curso, tive a oportunidade de elaborar meu projeto sob a supervisão de um tutor experiente. Pude contar com opiniões construtivas dele e dos colegas, além de ter experimentado na prática o uso de um ambiente de EAD como o Moodle.

Mário José dos Santos Pereira - Professor de Biologia da UERJ




Achei o curso bem prático e objetivo. Penso ter conseguido organizar com alguma eficiência idéias já existentes, mas, que anteriormente se restringiam à dimensão mais propriamente pedagógica do processo ensino aprendizagem. Com o curso adquiri uma visão mais abrangente, em uma linha de planejamento da ação, envolvendo outras variáveis e permitindo avançar em relação a aspectos operacionais do processo educativo a ser implementado.

Solange Maria Luçan de Oliveira - Senac - Departamento Nacional




O curso é desenvolvido com profissionalismo e competência. O apoio do facilitador é rápido e sensato. Sente-se que há verdadeira interação no curso, não se fica abandonado e sem o devido feedback. Recomendo-o para quem quer uma orientação bem prática de como planejar o ensino-aprendizagem de maneira mais sistemática.

Ulisses Andrade Cava - Programador - TrabinInformática




Um curso com um foco e objetivo bem determinado e que propicia uma aplicação do conhecimento adquirido de uma forma bastante produtiva.

Ricardo Dantas de Almeida - Faculdade de Tecnologia Empresarial - FTE




Como não possuo formação pedagógica, inicialmente busquei um curso sobre Design Instrucional por pensar ser algo que me ajudaria no desenvolvimento de projetos referentes ao ensino a distância. Porém, após o curso posso dizer que o Design Instrucional é algo que pretendo utilizar para todas as minhas atividades de ensino, inclusive as presenciais.

Felipe Etchegaray Heidrich - Professor de Computação Gráfica
Universidade Federal de Pelotas




Achei excelente. Meu aproveitamento foi bastante grande e principalmente prático, o que difere de um curso presencial em que pouco exercitamos a teoria que estudamos. Por um lado acho que realmente pode ser um pouco mais enxuto, por outro lado acho que tive a sorte de pegar um curso bastante abrangente. Obrigada Régis.

Angélica Gurjão Borba - Mestranda em Psicologia - UFRJ




Muito Bom.

Carina Morais Magri Mari - Analista Suporte Computacional
Sociedade de Ensino Superior Toledo




O curso em si achei muito bom, o instrutor demonstrou bastante disponibilidade e trabalhou bem os assuntos expostos, minha dificuldade repousou no tempo que foi muito pouco para acompanhar um curso tão rico de informações e interações. Obrigado.

Cristiano da Silva Melônio - Técnico bancário - Caixa Econômica Federal




Achei um bom curso, o retorno do professor muito bom, assim como o acompanhamento, entretanto, acho que ele poderia ser feito de forma mais atrativa, confesso que tive vontade de desistir, pela dificuldade que sinto em só ler textos, acho que se fosse utilizado outros recursos de aprendizagem os treinandos teriam uma melhor noção do que é um bom curso a distância.

Danielle Campello - Técnica de Educação Distância - Secretaria da Fazenda/ESAFAZ




Se você acredita que conheçe DI então está enganado. O TPDI irá mostrar que design instrucional é muito mais do que começar a fazer um simples curso. Existem técnicas, metododogias e forma de analisar uma problemática e buscar uma solução mais adequada aquele problema. Além disso, DI não é somente pra cursos a distância, mas para tratar diversos problemas educacionais. Recomendo sim esse curso (TPDI).

Alexandre Rossi Paschoal - Mestrando - LNCC




Achei o curso muito bom e certamente vou divulgá-lo.

Eleni Barani - Coordenadora Projeto EAD - Universidade de Guarulhos




O maior mérito do curso é conseguir praticar o que ensina - fazer um bom desenho de instrutoria, com objetivos de aprendizagem claros e conteúdos bem definidos, ferramentas amigáveis, metodologias fáceis de operacionalizar e uma forma de avaliação de aprendizagem muito eficaz - fazer com que o aluno elabore seu próprio projeto de instrutoria - por isso o recomendo fortemente para todos os profissionais de TD.

Emerson Andrade Pacheco - Analista de treinamento - Eletrobrás




Para mim, que atuo na área de produção de material didático mediacional o curso foi muito bom, porque me ajudou a melhorar processos e, sobretudo, trabalhar com mais profissionalismo. Realmente o TPDI não admite improvisação, amadorismo e esse conceito deve ser transposto para a área de Educação, onde muitas vezes a improvisação acontece prejudicando o ensino-aprendizagem.

José Benedito Alves - Coordenador de Material Didático Mediacional
Centro Universitário Claretiano de Batatais




Eu fiquei realmente surpresa com a qualidade e (principalmente) com a utilidade do curso. Na área educacional, muitas vezes os conteúdos são excessivamente “acadêmicos” e com pouca aplicabilidade prática. Não é o caso desse curso, pois ele apresenta os conceitos de Desenho Instrucional de uma forma objetiva, com uma linguagem simples e nos incentivando a aplicá-los em projetos práticos.

O tutor ( Régis) tem uma participação bem importante, pois dá uma atenção “individualizada” atendendo aos diferentes “back grounds” dos alunos.

Vale a pena mesmo!

Luciana Biscaia - Gerente de treinamento - HSBC Bank Brasil




Achei ótimo o curso. Não conheço curso similar a esse, que vem ao encontro para atender uma grande demanda na área de ensino a distância.

Luiz Carlos Affonso - Coordenador de EAD - DATASUS




O curso foi bem interessante e nos deu uma boa abordagem inicial à teoria e prática do design instrucional.

Mára Lúcia Fernandes Carneiro - Coordenadora da Equipe de Educação a Distância
Depto. Informática - PGIE/UFRGS




O TPDI será fundamental para minha atuação em projetos educacionais.

Marcelo Ferreira Bárcia - Professor Universitário - UNESA e UVA




Achei o curso muito produtivo. O tutor me pareceu “onipresente”, acompanhando com atenção e particularidade cada um. O tempo foi muito bem dividido, no entanto não consegui acompanhar a turma, por problemas particulares. Li um ou dois projetos de colegas, e também não interagi o suficiente com a comunidade. Seria interessante que o tutor desse um curso de recuperação para aqueles que não tiveram desempenho satisfatórios para eles mesmos.

Maria Salete Fonseca da Cunha - RH - Caixa Econômica Federal




Muito bom.

As atividades estão focadas na realidade e estavam sempre apoiadas pelos textos, o que ajudava no desenvolvimento do estudo de caso próprio.

Patrícia Gentil Bittencourt de Oliveira - Coordenadora de RH - HSBC Bank Brasil




Gostei do curso, acho que me deu uma nova visão das possibilidades da construção de conhecimento num programa eficiente para treinamento e educação no geral. O curso nos ajuda a pensar em questões fundamentais e em procedimentos que não devem ser aplicados intuitivamente.

Ricardo Mello - Editor - Unidade Internet - Infoglobo




Achei o curso ótimo, muito útil. Este curso nos obriga a olhar para o público alvo de aprendizes e a criar uma forma de instruir contextualizada com suas necessidades, limitações, dificuldades e desejos.

Rodrigo Vieira Ribeiro - Criação - Pete Cabralis Design




Gostei muito do curso. Apesar de não ter contribuído em nada com as discussões, não ter participado dos chats (horário incompatível) e ter lido pouco sobre os projetos e as opiniões dos colegas, acho que foi válido, pois o curso é apresentado de forma lógica e numa linguagem de fácil entendimento. A disponibilidade do tutor Régis também foi um diferencial positivo.

Vera Lúcia de Carvalho - Especialista em RH - Caixa Econômica Federal




Achei o curso muito bom. Porém a carga horária é insuficiente se quisermos ler todos os textos base, os projetos dos colegas, fazer as tarefas e fazer mais pesquisas para completar o projeto.

O espaço virtual é dos melhores que já utilizei e a interação com o tutor é muito boa.

Vilma Duarte Germano - Analista Sênior de Recursos Humanos
Caixa Econômica Federal




Ótimo, uma ferramenta bastante interessante.

Anônimo




Apesar do conteúdo já ser um pouco extenso, acredito que poderíamos utilizar mais alguns exemplos. Uma ótima idéia seria disponibilizar, ao final do curso, todo o material para download. Em minha opinião, achei o curso deverás interessante, o conteúdo estava bem adequado e resumido da forma certa, com certeza aceitaria fazer outro curso com essa instituição, grato.

Anônimo




Muito bom! Confesso que por ter sido uma indicação minha, estava muito receosa; porém estou feliz e aliviada por ter suprido as expectativas.

Anônima




Fiquei bastante satisfeita com o curso de Teoria e prática do design instrucional. Ele me surpreendeu com um professor bastante preparado e textos base completos e detalhados. Por fim, ressalto um ponto muito positivo que foi ter participantes bem diversos, de todas as partes do país, com ótimas experiências e ideais para compartilhar.

Anônima




Um curso enxuto, objetivo e esclarecedor. Conteúdo bem elaborado conjugado com a atenção individual do professor Régis propiciando um aprendizado dinâmico e concreto.

Anônimo




Gostei muito de fazer o CURSO DE DI, pois, como já trabalho com EAD, foi mais uma forma de complementação no meu campo profissional.

Anonima







Última atualização: sábado, 3 jan 2015, 11:34