Guia de estudos do TPDO

GUIA DE ESTUDOS DO TPDO


Nosso curso tem 55 horas previstas em sete semanas, ou seja, recomendamos cerca de sete horas de dedicação semanal. Sugerimos, abaixo, dicas para cada demanda e orientações importantes para um bom aproveitamento do curso.

1) Sobre Leitura de textos x Estudo x Tempo:

Vocês receberão a indicação de um ou mais textos que fundamentam o assunto abordado a cada semana. Sua leitura é obrigatória para a compreensão dos temas tratados, para as discussões nos fóruns e para o avanço das tarefas.

Em geral, esses textos serão indicados na sexta-feira anterior à semana em que serão trabalhados ou na segunda-feira da própria semana. Imprimam-nos para lê-los em papel, aos poucos, no horário e local mais convenientes para vocês.

Programem seu estudo: em que dias da semana e horários,você se dedicará ao TPDO? Posso dar o o meu exemplo: normalmente, reservo o final da tarde e o início da noite das segundas, quartas e sextas-feira e as manhãs de terças e quintas. E vocês, como vão se programar a cada semana? piscando

2) Sobre a Participação nos fóruns:

Para cada texto trabalhado, teremos um fórum respectivo na SALA DE AULA, em que compartilharemos nossas reflexões sobre as leituras, refletiremos sobre os conceitos estudados, debateremos diferentes pontos de vista, o que possibilitará a construção do diálogo, construção e apropriação do conhecimento.

Como deve ser a participação?

  • Assumam uma atitude ativa e autônoma perante seus estudos e suas participações.
  • Procurem ajudar seus colegas. Contribuam fazendo comentários construtivos. Participar perguntando aos colegas e não só à professora, fazer referências ao que foi dito por outros participantes é o esperado!
  • Se vocês tiverem qualquer dúvida, por favor, perguntem. Suas dúvidas e contribuições certamente ajudarão muito a todos nós.
  • Por favor, leiam minhas observações aos trabalhos de pelo menos alguns de seus colegas, assim vocês poderão realizar melhorias semelhantes em seus PDOs.
  • Preparem-se para dedicar ao curso o tempo que ele necessita: pelo menos 1h por dia útil da semana.
  • Se o tempo estiver curto, priorizem as atividades que lhe parecerem mais importantes.
  • Se vocês tiverem qualquer problema relacionado ao curso, entrem em contato comigo o mais rápido possível. Estou à disposição!

3) Sobre as oficinas:

As oficinas são o diferencial do nosso curso, pois através delas exercitaremos o papel do professor em diferentes situações. Assim, a vivência em cada uma delas é fundamental para o desempenho das competências de cada modelo de docente necessário a cada um de vocês.

Teremos ao longo do TPDO quatro tipos de oficinas:

  • atividade wiki;
  • mediação de fórum;
  • mediação de chat;
  • laboratório de Moodle.

Para cada uma, serão enviadas instruções detalhadas durante o curso.

Além disso, as oficinas fazem parte da avaliação do TPDO, tratada a seguir.

4) Sobre a avaliação do TPDO:

Nossa avaliação será realizada continuamente, ao longo do TPDO, visando dois resultados de aprendizagem:

  1. Vivência e aprendizado nas oficinas de mediação - em datas e semanas já agendadas.
  2. Participação qualitativa nos fóruns de discussão - na Sala de aula (contribuição nos debates).

Quem participar dos fóruns e oficinas receberá um certificado com o respectivo grau de aproveitamento do curso.

Obs.: O acompanhamento de todas essas etapas será semanalmente encaminhado a vocês pelo Feedback Semanal (ver item 5 abaixo.)

Quem não participar das oficinas, receberá somente o certificado de participação, sem grau de aproveitamento. Para isso, será necessário enviar na semana seguinte ao final do curso um relatório crítico e reflexivo (em duas páginas do Word) sobre a aprendizagem gerada e adquirida com o TPDO, citando exemplos práticos, sobre o cotidiano profissional do docente online. Imediatamente após o recebimento desse relatório, eu emitirei o certificado de participação.

Os certificados serão enviados pelo correio.

5) Feedback Semanal e Próximos Passos:

Enviarei semanalmente um feedback o que fizemos na semana, com os passos que daremos na semana seguinte para facilitar a orientação de vocês ao longo do TPDO. Por favor, leiam-no com atenção, verifiquem as datas e as tarefas que o feedback informa.

**********************

Mesmo que cada aluno tenha a liberdade de programar seu próprio ritmo de estudos, existe um passo-a-passo a ser cumprido. É importante ficar de olho no Calendário do curso! E mais: com as atividades se acumulando, corre-se o risco de sobrar pouco tempo para a participação nos debates.

Entrem em contato comigo e me avisem sobre qualquer dificuldade de tempo, realização de tarefa etc, ok?

Não hesitem em perguntar, questionar, sempre que preciso. Contem sempre comigo, em geral, acesso o nosso curso de segunda a sexta-feira na parte da tarde.

Estou, desde já, à disposição!

Bom curso e bom estudo a todos!

Última atualização: terça, 14 nov 2017, 14:53